sábado, 16 de junho de 2012
Governo Federal libera crédito de R$ 20 bilhões para investimentos em infraestrutura nos estados
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta sexta-feira (15) a liberação de R$ 20 bilhões para investimentos em infraestrutura nos estados. Os recursos fazem parte de uma linha de crédito do BNDES chamada Pró-Investe, com financiamento de 20 anos, um ano de carência e taxa de juros que vai de 7,1% a 8,1% ao ano. O anúncio foi feito após reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e governadores no Palácio do Planalto.
As medidas anunciadas fazem parte de uma ação anticíclica para diminuir a exposição do Brasil à crise econômica internacional. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, após a presidente Dilma Rousseff se reunir na manhã desta sexta-feira (15) com governadores e vice-governadores dos 27 Estados brasileiros. Apenas quatro Estados estão foram representados pelos vices: São Paulo, com Guilherme Afif Domingos; Paraíba, com Rômulo Gouveia; Piauí, com Antônio José de Morais Souza Filho; e Rondônia, com Airton Gurgacz.
Esta é a maior linha que já foi criada para os Estados brasileiros. Será disponibilizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e vai estar em vigor nos próximos dias, depois de resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), que deve sair na próxima semana.
A governadora Rosalba Ciarlini classificou a reunião como um alerta do Governo Federal para deter os efeitos da crise econômica na Europa. “E cooperar com os estado para que estes tenham condições de fazer a economia girar, investindo em obras de infraestrutura. Temos projetos prontos para colocar em prática na área de saneamento, adutoras e outras realizações que serão definidas com rapidez para buscar aprovação dos financiamentos”, disse.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários anônimos que o blog julgar comprometedores não serão postados. Seja educado