sexta-feira, 26 de agosto de 2011
CUT e bancada do PT traçam agenda comum de trabalho na Câmara dos Deputados
Redução da jornada,fim do fator previdenciário e PEC do trabalho escravo estão na agenda
Em reunião nesta quinta-feira (25), a bancada do PT na Câmara dos Deputados e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) definiram uma agenda comum de trabalho sobre temas considerados prioritários para o semestre.
A sem aprovação da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanaisredução dos salários, o fim do fator previdenciário, a PEC do trabalho escravo (438/2001) e o enfrentamento aos projetos que tratam da terceirização do trabalho, além da reforma tributária e da reforma política, são os temas definidos como fundamentais a serem trabalhados conjuntamente pela CUT e pela bancada petista.
“Temos o entendimento que nesse segundo semestre é necessário priorizar a pauta dos trabalhadores. Não podemos tratar apenas da pauta do Executivo, que também tem assuntos que interessam aos trabalhadores, ou a pauta dos empresários. A pauta dos trabalhadores é fundamental e esta reunião teve o papel de trazer os principais pontos da nossa pauta para trabalharmos conjuntamente com a bancada do PT”, declarou o presidente da central, Artur Henrique.
A CUT também se comprometeu a reforçar a mobilização em apoio às reformas política e tributária. “Estas são duas reformas absolutamente fundamentais para a sociedade brasileira e vamos aumentar a mobilização para garantir a aprovação das mesmas”, disse Henrique.
Para o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a reunião foi positiva e os benefícios serão sentidos no decorrer do semestre. “O encontro foi muito produtivo e definimos uma aproximação maior entre a CUT e bancada do PT. E as ações que realizaremos conjuntamente, no parlamento e nas ruas, em prol da reforma política, da reforma tributária, da aprovação da PEC do trabalho escravo e da redução da jornada de trabalho, entre outros temas, terão como maior beneficiada a própria sociedade brasileira”, afirmou o líder.
Outros encontros semelhantes acontecerão em breve, com o objetivo de discutir e elaborar as estratégias de ação para cada tema a ser tratado.
Site Liderança do PT/Câmara
OFICINAS – “POR DENTRO DO ASSUNTO” – MARCAM O ÚLTIMO DIA DO II FÓRUM REGIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS DA MESORREGIÃO DO SERIDÓ
O último dia de atividades do II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião do Seridó, que acontece na cidade de Parelhas-RN e reúne representantes de 54 municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba, está sendo marcado por diversas oficinas que tem como tema geral: “Por dentro do Assunto”.
Umas das oficinas mais assistidas e participativa foi a oficina Álcool e Jovens, tendo como facilitador: Inácio Dantas – Psicólogo do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), da cidade de Parelhas-RN e que reuniu em torno de cinqüenta participantes.
O prefeito do município Francisco Medeiros, reconhece que após a realização de tão grandioso encontro Parelhas está mais preparada para compartilhar novos conhecimentos referentes ás áreas sobre drogas. Chegamos ao fim do II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas, com a certeza de que obtivemos a atenção que a temática merece. Por isso, da realização desse momento que consideramos referência para a consolidação e construção das políticas sobre Drogas.
Programação da Quinta-Feira, 25 de agosto de 2011
OFICINAS – “POR DENTRO DO ASSUNTO” – 08h as 10h.
Oficina I – Tabaco
Facilitador: Lizabeth Guimarães Damascena – Fisioterapeuta com especialização em Fisioterapia Respiratória.
Oficina II – Pai de Crianças
Facilitador: Sgtª Simone Cavalcante – Sargenta da Policia Militar do RN
Oficina III – Álcool e Jovens
Facilitador: Inácio Dantas – Psicólogo do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) – Parelhas-RN.
Oficina IV – Mudando Comportamento
Facilitador: Drª Salma Meira de Souza – Psicóloga Clínica, Hospitalar e Institucional.
Oficina V – Pais de Adolescentes
Facilitador: Pedro Antoniony Araújo da Silva – Administrador pela UFRN, mentor PROERD.
Oficina VI – Maconha, Cocaína e Inalantes
Facilitador: Josimar S. Dantas – Licenciatura Plena em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia.
Oficina VII – Educadores
Facilitador: Wildma de Araújo Coutinho – Educadora, Pedagoga, Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
10h as 12h
APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS (OFICINAS)
14h as 15h
MOMENTO INTERATIVO
15h as 16h
PLENÁRIA FINAL
16h as 17h
ENCERRAMENTO
Alex Beretta
Assessor de Comunicação
(84) 9925-5368
Ex-deputado Júnior Souto vai disputar uma vaga na Câmara Municipal de Natal com apoio de Fátima Bezerra
O ex-deputado estadual Júnior Souto(PT) será candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Natal na eleição de 2012.
Júnior Souto foi o primeiro deputado estadual do PT no Estado, abrindo caminho para a deputada Fátima Bezerra(PT) e o deputado Fernando Mineiro(PT).
Souto integra a equipe de assessores do mandato de Fátima Bezerra e terá o apoio irrestrito da parlamentar.
É tanto que na noite desta quinta-feira(25), Fátima reuniu correligionários mais próximos e apresentou a pré-candidatura de Júnior Souto.
Também participou do encontro o deputado Fernando Mineiro, pré-candidato a prefeito de Natal.
Júnior Souto é um dos melhores quadros do PT.
Fonte: Oliveira Vanderley
DO BLOG: O PT de Parelhas deseja boa sorte para Junio Souto, com certeza colaboraremos com o que tiver ao nosso alcance.
GESTORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE ENCONTRO ESTADUAL DO SELO UNICEF
Representantes do município de Parelhas estão participando nos dias 25 e 26 de agosto do Encontro Estadual do Selo UNICEF “Meu Município me faz Crescer”, promovido pelo UNICEF e Casa Renascer e que acontece na cidade de Natal-RN. Além do Prefeito o Professor Francisco Medeiros, participam do evento a Articuladora Municipal do selo UNICEF Maria de Lourdes Santos da Silva, o Secretario Municipal de Assistência Social e da Habitação o Vice-Prefeito José Rogério Dantas, a Secretaria Municipal de Educação a Professora Ildelita Roque e o Secretario Municipal de Saúde José Kleber Diniz.
O propósito do encontro é discutir estratégias para o alcance dos objetivos do Selo UNICEF tendo como base os desafios do Plano Municipal de Ação, a partir da metodologia CAFÉ MUNDIAL.
O Prefeito Municipal Professor Francisco Medeiros reconhece a importância da articulação e participação de toda a delegação municipal pois Parelhas tendo ganhado o Selo UNICEF edição 2007/2008, tem a missão de trabalhar junto às secretarias municipais, sociedade civil, poder legislativo, enfim todos unidos para que possamos mais uma vez, termos Parelhas entre os ganhadores do Selo UNICEF edição 2009/2012.
Alex Beretta
Assessor de Comunicação
(84) 9925-5368
O propósito do encontro é discutir estratégias para o alcance dos objetivos do Selo UNICEF tendo como base os desafios do Plano Municipal de Ação, a partir da metodologia CAFÉ MUNDIAL.
O Prefeito Municipal Professor Francisco Medeiros reconhece a importância da articulação e participação de toda a delegação municipal pois Parelhas tendo ganhado o Selo UNICEF edição 2007/2008, tem a missão de trabalhar junto às secretarias municipais, sociedade civil, poder legislativo, enfim todos unidos para que possamos mais uma vez, termos Parelhas entre os ganhadores do Selo UNICEF edição 2009/2012.
Alex Beretta
Assessor de Comunicação
(84) 9925-5368
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
54 MUNICÍPIOS PARTICIPAM DAS AÇÕES DO TERCEIRO DIA DO II FÓRUM REGIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS
O terceiro dia de atividades do II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas – Mesorregião do Seridó – começou cedo no Clube Acampar de Parelhas-RN.
O Fórum é um importante espaço de implementação da política pública sobre drogas e abrange 54 municípios pertencentes aos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, com o objetivo principal de que nestas discussões possam surgir indicações e encaminhamentos para uma Política Pública sobre Drogas na Mesorregião do Seridó.
A primeira palestra com o tema: A política e a legislação brasileira sobre Drogas foi ministrada pela Juíza de Direito e Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Alba Paulo de Azevedo, que frisou que a DROGA, não tem nada de novo, mostrou através de números que cerca de 98% dos estados brasileiros possuem usuários de drogas, e que apenas 14,7% possuem Centros de Apoio Psicossocial – CAPS – que tratam desses usuários, isso quer dizer, que há uma deficiência no combate e prevenção da Droga.
Durante todo o dia, os participantes estão tendo a oportunidade de debater sobre diversos eixos, como também levar para seus municípios essa troca de experiência, saindo do II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião do Seridó que acontece até amanha quinta-feira dia 22 de Agosto, com uma nova visão sobre esse problema tão serio que é as Drogas.
A seguir, a programação completa das ações de hoje Quarta-Feira
7h – Abertura da Secretaria Executiva.
7h e 30min – APRESENTAÇÕES CULTURAIS
Palestra I: A política e a legislação brasileira sobre Drogas – 8h às 9h.
Ministrante: Alba Paulo de Azevedo – Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especializada em Direito pela Universidade Potiguar e Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Juíza de Direito no Rio Grande do Norte e Professora.
Palestra II: Prevenção: novas formas de pensar e enfrentar o problema – 9h às 10h.
Ministrante: Dr. Deusimar Wanderley Guedes – psicólogo e advogado. Especialista em Criminologia e Psicologia Criminal – Investigativa. Agente Especial da Polícia Federal Brasileira.
Palestra III: Fé e Prevenção – 10h e 30min às 11h e 30min
Ministrante: João Pereira Gomes Filho – Advogado, pastor evangélico, mestre em Educação pela UNIFESP-SP, Doutor em Divindade pela Faculdade Teológica Latino-Americana.
Palestra IV: Conselhos: espaço de participação e controle social. Por que e como implantar um Conselho Municipal sobre Drogas – 14h às 15h.
Ministrante: Ana Cristina Correia Ouro – Psicóloga Clinica, Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
15h e 30min às 17h e 30min
Grupos de trabalho/Eixos Temáticos.
19h e 30min
Feira de Conhecimento sobre Drogas – Exposição das Experiências
Apresentações Culturais
Alex Beretta
Assessor de Comunicação
(84) 9925-5368
Veja quais times se Classificaram para as 4° de Final da Copa da Telha
A Prefeitura Municipal de Parelhas, com o intuito de incentivar a prática esportiva apóia a IV edição da Copa da Telha do Bairro São Sebastião. Os jogos acontecem toda sexta-feira e sábado no ginásio Naelsão, onde os ceramistas e funcionários das cerâmicas locais se divertem e organizam este evento, que faz parte da festa do Bairro São Sebastião.
A Secretaria do Turismo, da Cultura e do Esporte apresenta os resultados. Confira os times que se classificaram para os jogos das 4° de Final da IV Copa da Telha do Bairro São Sebastião:
Sexta-feira, dia 26 de agosto
· Cerâmica Dois Irmãos X Cerâmica Boa Vista
· Cerâmica Maracujá X Cerâmica A. O. Costa
Sábado, 27 de agosto
· Cerâmica da Associação da Cobra X Cerâmica Esperança
· Cerâmica Tavares X Cerâmica Nossa Senhora da Paz
O primeiro e o segundo lugar na artilharia do campeonato são:
1° Claudiano, da Cerâmica A. O. Costa, com 9 Gols em 3 Jogos.
2° Diego, da Cerâmica da Associação da Cobra, com 7 Gols em 3 Jogos.
*A Prefeitura Municipal parabeniza os Ceramistas e moradores do Bairro São Sebastião pela iniciativa.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
A Secretaria do Turismo, da Cultura e do Esporte apresenta os resultados. Confira os times que se classificaram para os jogos das 4° de Final da IV Copa da Telha do Bairro São Sebastião:
Sexta-feira, dia 26 de agosto
· Cerâmica Dois Irmãos X Cerâmica Boa Vista
· Cerâmica Maracujá X Cerâmica A. O. Costa
Sábado, 27 de agosto
· Cerâmica da Associação da Cobra X Cerâmica Esperança
· Cerâmica Tavares X Cerâmica Nossa Senhora da Paz
O primeiro e o segundo lugar na artilharia do campeonato são:
1° Claudiano, da Cerâmica A. O. Costa, com 9 Gols em 3 Jogos.
2° Diego, da Cerâmica da Associação da Cobra, com 7 Gols em 3 Jogos.
*A Prefeitura Municipal parabeniza os Ceramistas e moradores do Bairro São Sebastião pela iniciativa.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
Só deu Parelhas na etapa CURRAIS NOVOS dos JERN’S
ESCOLAS QUE PARTICIPARAM:
Escola Municipal Inácio Miranda dos Santos, Escola Municipal Arnaldo Bezerra, Escola Estadual Monsenhor Amancio Ramalho, Escola Estadual Barão do Rio Branco, Escola Estadual DR. Mauro Medeiros, Escola Estadual Felipe Bittencourt, Escola Coopertiva de Parelhas
Resultados
Modalidade Futsal
• CATEGORIA MIRIM
1° BARÃO
• CATEGORIA INFANTIL
2° AMANCIO RAMALHO
• CATEGORIA JUVENIL
1° AMANCIO RAMALHO
Modalidade Voleibol InDoor
• CATEGORIA MIRIM FEMININO
1° ARNALDO BEZERRA
• CATEGORIA INFANTIL FEMININO
1° AMANCIO RAMALHO
Modalidade Society
• CATEGORIA INFANTIL
2° FELIPE BITTENCOURT
Modalidade Volei de Dupla
• CATEGORIA MIRIM FEMININO
1° BARÃO DO RIO BRANCO
• CATEGORIA MIRIM MASCULONO
1° BARÃO DO RIO BRANCO
• CATEGORIA INFANTIL FEMININO
2° ARNALDO BEZERRA
• CATEGORIA JUVENIL FEMININO
1° COOEPAR
• CATEGORIA JUVENIL FEMININO
2° AMANCIO RAMALHO
• CATEGORIA JUVENIL MASCULINO
1° ARNALDO BEZERRA
• CATEGORIA JUVENIL MASCULINO
2° COOEPAR
• CATEGORIA JUVENIL MASCULINO
3° AMANCIO RAMALHO
VOCÊ SABIA???
Você sabia que a Secretaria de Saúde de Parelhas, está com todas as contas praticamente em dia?
Pois é, o secretário Kleber Diniz, desde que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, travou uma grande batalha para colocar as finanças em ordem, e não é que está conseguindo. O que para muitos era impossível, para aqueles que tem compromisso com o povo de Parelhas torna-se possível sim.
As informações que eu tenho, é que, no que diz respeito aos combustíveis, a Secretaria está rigorosamente em dia.
Quero aproveitar esse espaço para parabenizar o meu companheiro Kleber, pela coragem e competência com que vem conduzindo a Secretaria de Saúde. Medidas duras precisaram ser tomadas, mas fica provado a cada dia que o fim justificam os meios.
ONDE O PT GOVERNA, DÁ CERTO! PORQUE O PT... É BOM DE GOVERNO!
FONTE: Blog de Ivanildo do PT
DO BLOG DO PT DE PARELHAS: A saúde tem tido problemas de ordem financeira no país inteiro, pois os recursos são bastante limitados e as demandas são imensas e cada vez mais crescentes, aqui em parelhas o companheiro Kleber tem se esforçado bastante para provar que com honestidade e competência é possivel manter as contas em dia. A oposição que hoje critica deixou muitos meses de salário atrazado e várias outras contas.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Onde o PT governa dá certo: Segundo dia do Forum regional de Políticas sobre drogas
No segundo dia de ações do II Fórum Regional de Políticas Públicas Sobre Drogas, o Clube ACAMPAR de Parelhas, iniciou as suas atividades à partir das 07:30 com a Abertura/₢redenciamento das Inscrições. Em seguida a leitura do Regimento Interno. Logo após o Grupo Pau e Lata do CRAS/São Sebastião, da cidade de Parelhas se apresentou, empolgando a todos os presentes.
O II Fórum é uma grande celebração de idéias e sonhos entre gestores públicos, instituições, lideranças, profissionais e comunidade em torno de um problema sério que é as Drogas.
O Prefeito do Município, Francisco Medeiros, reconhece a importância do evento em nossa cidade, e espera que neste momento histórico para o Rio Grande do Norte e para Paraíba, obtenhamos a atenção que a temática merece. Por isso da dedicação em realizarmos esse momento que consideramos referência para a consolidação e construção das políticas sobre Drogas.
A seguir as atividades do segundo dia:
Palestra I – Políticas Públicas para o Crack – 9h às 10h.
Ministrante: Givaldo de Sá Gouveia (Givaldo Carimbão) – Deputado Federal pelo Estado de Alagoas.
Palestra II – Tratamento – 10h e 30min às 11h e 30min.
Ministrante: Marcelo Kimati Dias – Médico psiquiatra.
Palestra III – Redução de Danos – 11h 30min às 12h e 30min
Ministrante: Paulo Roberto Costa Pessoa – Psicólogo Clínico.
Palestra IV – Redes Sociais: O trabalho comunitário e a construção de redes sociais – 14h às 15h.
Ministrante: João Dantas Pereira – Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo.
Palestra V – Impacto do Turismo nas Vulnerabilidades e os desafios da exploração sexual e uso de Drogas – 15h ás 16h.
Ministrante: Prof. Dr. Francisco Fransualdo de Azevedo – Bacharel em Ciências Econômicas.
Palestra VI – Aspectos socioculturais relacionados ao uso de álcool e outras drogas – 16h e 30min as 17h e 30min.
Ministrante: Olimpio Oliveira - Bacharel em Direito.
17h e 30min – Apresentação Cultural
19h e 30min – Feira de Conhecimento sobre Drogas.
Exposição das Experiências, Apresentações Culturais.
Fonte: Blog de Francisco do PT
HONESTIDADE E COMPETÊNCIA!!
O Tribunal de Contas do Estado aprovou com ressalvas as contas relativas ao exercício de 2010 do prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros (PT). A decisão está no Diário Eletrônico do TCE desta quinta-feira (18). As ressalvas, de acordo com a decisão foram: não remessa das demonstrações das variações patrimoniais, relação de bens adquiridos de 2010 e apuração de déficit financeiro e divergências nas apurações da dívida ativa e dos restos a pagar, embora não constituam empecilho nenhum para aprovar as contas.
Em contato com o Blog, o prefeito comemorou a aprovação das contas, e sobre as ressalvas disse ter em mãos, provas documentais de que todas as solicitações foram enviadas em tempo hábil .
Fonte: Marcos Dantas.
Em contato com o Blog, o prefeito comemorou a aprovação das contas, e sobre as ressalvas disse ter em mãos, provas documentais de que todas as solicitações foram enviadas em tempo hábil .
Fonte: Marcos Dantas.
Onde o PT governa dá certo: Forum regional de Políticas sobre drogas
“II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião do Seridó”.
Data: 22 a 25 de agosto de 2011.
Local: Clube ACAMPAR no Município de Parelhas/RN.
O município de Parelhas está em festa pela vida. Começou segunda-feira dia 22 de agosto o II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião do Seridó, que acontecerá até a próxima quinta-feira dia 25. O tema central do Fórum é “Uma Política Pública sobre Drogas com Gestão, Participação e Controle Social”, e o Lema: “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política Pública sobre Drogas”. Estão sendo esperados 600 participantes/representantes dos 54 municípios pertencentes à Mesorregião do Seridó, nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, que durante quatro dias estarão discutindo e encaminhando propostas e indicativos para uma política sobre Drogas. A coordenação presidida por Walter Antero estima que no dia da abertura do Fórum, com as atividades desenvolvidas pelo processo do Fórum cerca de 20 mil pessoas estiveram direta e indiretamente envolvidas na programação de Abertura, que constará de programação especial na Radio Rural e TV Seridó; Comandos Educativos; Passeio Ciclístico; Grito pela Vida, caminhada pelas ruas de Parelhas tendo como atração principal Banda IERERE e abertura Oficial com a participação de autoridades vindas de todos os municípios da Mesorregião do Seridó, e de autoridades nacionais, estaduais e regionais. Para coroar o dia da Vida em Parelhas o SHOW PELA VIDA, com BATISTA LIMA e o Show o Farol, e a participação da Banda FERAS e Banda Católica MARCAS do ETERNO. A partir de terça-feira, teve inicio as oficinas e palestras durante todo o dia, onde palestrantes de nome nacional estiveram junto aos participantes expondo as suas idéias, formando opiniões e encaminhamentos para formação de uma política sobre Drogas.
A programação que compõe as ações e atividades de promoção do Fórum para o dia 22 foi a seguinte:
DIA DA VIDA
Data: 22 de agosto de 2011
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE RÁDIO E TV
9h – “Comandos Educativos”
Local: Principais ruas do Município de Parelhas/RN
10h – “Passeio Ciclístico”
Local: Principais ruas do Município de Parelhas/RN
12h – “Programação Especial de Rádio”
Local: Rádio Rural AM
16h – GRITO PELA VIDA
Local: Caminhada pelas principais ruas de Parelhas/RN
Atração: TRIO e Banda IERERE
18h – Abertura Oficial do “II Fórum Regional de Políticas
Públicas sobre Drogas da Mesorregião do Seridó”
Local: Clube ACAMPAR no Município de Parelhas/RN
20h – “FEIRA DE CONHECIMENTO SOBRE DROGAS”
Local: Clube ACAMPAR em Parelhas/RN
Parceiros: Instituições que atuam na área sobre Drogas.
21h – “SHOW PELA VIDA”
Local: Estacionamento do Clube ACAMPAR em Parelhas/RN
Atração: Batista Lima, Banda Feras, Marcas do Eterno e Convidados.
Alex Beretta
Assessor de Comunicação
(84) 9925-5368
Data: 22 a 25 de agosto de 2011.
Local: Clube ACAMPAR no Município de Parelhas/RN.
O município de Parelhas está em festa pela vida. Começou segunda-feira dia 22 de agosto o II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião do Seridó, que acontecerá até a próxima quinta-feira dia 25. O tema central do Fórum é “Uma Política Pública sobre Drogas com Gestão, Participação e Controle Social”, e o Lema: “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política Pública sobre Drogas”. Estão sendo esperados 600 participantes/representantes dos 54 municípios pertencentes à Mesorregião do Seridó, nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, que durante quatro dias estarão discutindo e encaminhando propostas e indicativos para uma política sobre Drogas. A coordenação presidida por Walter Antero estima que no dia da abertura do Fórum, com as atividades desenvolvidas pelo processo do Fórum cerca de 20 mil pessoas estiveram direta e indiretamente envolvidas na programação de Abertura, que constará de programação especial na Radio Rural e TV Seridó; Comandos Educativos; Passeio Ciclístico; Grito pela Vida, caminhada pelas ruas de Parelhas tendo como atração principal Banda IERERE e abertura Oficial com a participação de autoridades vindas de todos os municípios da Mesorregião do Seridó, e de autoridades nacionais, estaduais e regionais. Para coroar o dia da Vida em Parelhas o SHOW PELA VIDA, com BATISTA LIMA e o Show o Farol, e a participação da Banda FERAS e Banda Católica MARCAS do ETERNO. A partir de terça-feira, teve inicio as oficinas e palestras durante todo o dia, onde palestrantes de nome nacional estiveram junto aos participantes expondo as suas idéias, formando opiniões e encaminhamentos para formação de uma política sobre Drogas.
A programação que compõe as ações e atividades de promoção do Fórum para o dia 22 foi a seguinte:
DIA DA VIDA
Data: 22 de agosto de 2011
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE RÁDIO E TV
9h – “Comandos Educativos”
Local: Principais ruas do Município de Parelhas/RN
10h – “Passeio Ciclístico”
Local: Principais ruas do Município de Parelhas/RN
12h – “Programação Especial de Rádio”
Local: Rádio Rural AM
16h – GRITO PELA VIDA
Local: Caminhada pelas principais ruas de Parelhas/RN
Atração: TRIO e Banda IERERE
18h – Abertura Oficial do “II Fórum Regional de Políticas
Públicas sobre Drogas da Mesorregião do Seridó”
Local: Clube ACAMPAR no Município de Parelhas/RN
20h – “FEIRA DE CONHECIMENTO SOBRE DROGAS”
Local: Clube ACAMPAR em Parelhas/RN
Parceiros: Instituições que atuam na área sobre Drogas.
21h – “SHOW PELA VIDA”
Local: Estacionamento do Clube ACAMPAR em Parelhas/RN
Atração: Batista Lima, Banda Feras, Marcas do Eterno e Convidados.
Alex Beretta
Assessor de Comunicação
(84) 9925-5368
terça-feira, 23 de agosto de 2011
ONDE O PT GOVERNA, DÁ CERTO: Prefeitura apóia a agricultura familiar
A Cooperativa Agropecuária do Seridó – CAPESA beneficia 91 produtores rurais, que estão inscritos no PAA, o Programa de Aquisição de Alimentos. Ele pertence ao Governo Federal é executado pela Prefeitura Municipal de Parelhas.
A soma do que é arrecadado chega a 60 mil reais mensais e é dividido pelos agricultores. Antes o que era produzido, tinha dificuldade de ser passado para o consumidor. Hoje existe a garantia de que vai chegar à mesa de quem precisa através do trabalho feito pela CAPESA, que distribui os alimentos para 26 associações da região. O PAA tem a meta de fortalecer a agricultura familiar e combater a fome e a miséria através do FOME ZERO.
Toda variedade de frutas, verduras e legumes plantada e colhida no município, está sendo comprada desde abril, com o auxilio da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais. O programa vai garantir a aquisição até o mês de novembro do corrente ano, com expectativa para renovação e aumento do número de beneficiados.
Elias Pereira é produtor, e também voluntário na Cooperativa. Ele fala da implantação do programa com entusiasmo: “Eu produzo feijão e milho verde. Esse programa fortaleceu muito porque a gente produzia e não tinha a quem oferecer. Não vendia. Hoje nós temos a quem oferecer, a gente trabalha mais, produz mais e dá para manter a nossa família. Meu filho já está trabalhando comigo na propriedade. Já gerou muita coisa boa. Quem quiser conhecer o plantio, é pequenininho, mas já dá para notar a diferença para o que era antes. A Cooperativa é uma grandiosa fortaleza para o trabalhador. Eu sou tão satisfeito com a melhoria que hoje trabalho aqui na cooperativa, como voluntário, pesando tudo que chega e sai”, afirmou.
São treze pessoas trabalhando voluntariamente na Cooperativa, garantindo a distribuição dos alimentos para as associações. Policia Militar, Guardas Mirins, Colônia de Pescadores, Sindicato dos Produtores, Rede Municipal de Educação, Igreja Evangélica, Igreja Católica e Abrigo dos Idosos, juntos toda segunda-feira para repassar o produto.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
A soma do que é arrecadado chega a 60 mil reais mensais e é dividido pelos agricultores. Antes o que era produzido, tinha dificuldade de ser passado para o consumidor. Hoje existe a garantia de que vai chegar à mesa de quem precisa através do trabalho feito pela CAPESA, que distribui os alimentos para 26 associações da região. O PAA tem a meta de fortalecer a agricultura familiar e combater a fome e a miséria através do FOME ZERO.
Toda variedade de frutas, verduras e legumes plantada e colhida no município, está sendo comprada desde abril, com o auxilio da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais. O programa vai garantir a aquisição até o mês de novembro do corrente ano, com expectativa para renovação e aumento do número de beneficiados.
Elias Pereira é produtor, e também voluntário na Cooperativa. Ele fala da implantação do programa com entusiasmo: “Eu produzo feijão e milho verde. Esse programa fortaleceu muito porque a gente produzia e não tinha a quem oferecer. Não vendia. Hoje nós temos a quem oferecer, a gente trabalha mais, produz mais e dá para manter a nossa família. Meu filho já está trabalhando comigo na propriedade. Já gerou muita coisa boa. Quem quiser conhecer o plantio, é pequenininho, mas já dá para notar a diferença para o que era antes. A Cooperativa é uma grandiosa fortaleza para o trabalhador. Eu sou tão satisfeito com a melhoria que hoje trabalho aqui na cooperativa, como voluntário, pesando tudo que chega e sai”, afirmou.
São treze pessoas trabalhando voluntariamente na Cooperativa, garantindo a distribuição dos alimentos para as associações. Policia Militar, Guardas Mirins, Colônia de Pescadores, Sindicato dos Produtores, Rede Municipal de Educação, Igreja Evangélica, Igreja Católica e Abrigo dos Idosos, juntos toda segunda-feira para repassar o produto.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
Proerd promove solenidade de formatura dos alunos no centro de Parelhas, com o apoio total da prefeitura.
O evento contou com a participação de toda a Equipe do Proerd Sertão. A formatura foi abrilhantada por apresentações culturais, dentre elas, a Orquestra Sanfônica do Seridó e a Orquestra de Violões do Seridó, ambas compostas em sua maioria por jovens e adolescentes, servindo de exemplo para as centenas de crianças proerdianas presentes na formatura.
O sucesso do evento é partilhado por muitos, principalmente, pela prefeitura municipal, que deu apoio total para que a formatura fosse o sucesso que foi. A prevenção conta com o de Francisco do PT, prefeito municipal, que jamais se sempre contribuiu com esse projeto
O sucesso do evento é partilhado por muitos, principalmente, pela prefeitura municipal, que deu apoio total para que a formatura fosse o sucesso que foi. A prevenção conta com o de Francisco do PT, prefeito municipal, que jamais se sempre contribuiu com esse projeto
Onde o PT Governa dá certo: aprovação da presidenta Dilma Rousseff é de 70,2%
O índice de aprovação da presidente Dilma Rousseff(foto) registrado em agosto pela 111ª Pesquisa CNT/Sensus ficou em 70,2%.
O levantamento feito entre os dias 7 e 12 deste mês com dois mil entrevistados em todo o país mostra que houve uma separação entre a atuação da presidente e o desempenho do governo, avaliado como ótimo ou bom por 49,2% dos cidadãos pesquisados.
Embora 45,4% dos entrevistados considerem o atual governo pior, 38,1% igual e apenas 11,5% melhor que o governo Lula, a avaliação do desempenho governamental de Dilma ficou próximo aos 48,3% contabilizados por Luiz Inácio Lula da Silva em agosto de 2003, no início do primeiro mandato do ex-presidente.
Na opinião do presidente da Seção de Transporte de Carga da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti, é cedo para fazer comparações entre os dois governos. "A presidente Dilma está demonstrando uma excelente capacidade administrativa, mas ela não tem o mesmo carisma que o presidente Lula".
Benatti argumentou que a avaliação de Dilma se encontra em um bom patamar, mas é necessário investir em ações sociais e ampliar os investimentos em infraestrutura para tornar o país mais competitivo.
Para o dirigente da CNT, do ponto de vista da população, "o combate à corrupção é importante, mas não é tudo".
Entre os entrevistados, 73,2% consideraram que a presidente tem capacidade administrativa e 69,6% reconheceram em Dilma habilidade política para gerir o país.
As denúncias sobre corrupção no governo têm sido acompanhadas por 40,4% das pessoas ouvidas, e as medidas adotadas pela presidente tiveram a aprovação de 79,2% desse grupo de entrevistados. Já o total dos que consideram que a crise no ministério dos transportes afeta a imagem de Dilma chegou a 62,9%.
Conjuntura
A CNT/Sensus mediu fatores conjunturais para a definição do chamado Índice do Cidadão. A nota de avaliação de fatores como emprego, renda, educação e segurança pública nos últimos seis meses ficou em 49,17. Já as expectativas em relação ao desempenho para os próximos seis meses foi de 72,16.
A pesquisa também mostrou um perfil mais conservador do brasileiro em relação a temas considerados polêmicos. Entre 53,8% e 56,3% dos entrevistados reprovaram propostas como a união civil e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.
Outros 86% se disseram favoráveis à redução da idade penal de 18 para 16 anos e 78,6% foram contra a descriminalização do uso de drogas.
Uma das novidades da rodada atual foi o levantamento sobre o uso da internet e das mídias sociais: 42,4% dos entrevistados disseram ter acesso à rede mundial de computadores e 39,2% lêem blogs. O acesso ao Twitter é feito por 20,8%; ao Facebook por 37,4% e ao Orkut por 64,5%.
Fonte: CNT
O levantamento feito entre os dias 7 e 12 deste mês com dois mil entrevistados em todo o país mostra que houve uma separação entre a atuação da presidente e o desempenho do governo, avaliado como ótimo ou bom por 49,2% dos cidadãos pesquisados.
Embora 45,4% dos entrevistados considerem o atual governo pior, 38,1% igual e apenas 11,5% melhor que o governo Lula, a avaliação do desempenho governamental de Dilma ficou próximo aos 48,3% contabilizados por Luiz Inácio Lula da Silva em agosto de 2003, no início do primeiro mandato do ex-presidente.
Na opinião do presidente da Seção de Transporte de Carga da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti, é cedo para fazer comparações entre os dois governos. "A presidente Dilma está demonstrando uma excelente capacidade administrativa, mas ela não tem o mesmo carisma que o presidente Lula".
Benatti argumentou que a avaliação de Dilma se encontra em um bom patamar, mas é necessário investir em ações sociais e ampliar os investimentos em infraestrutura para tornar o país mais competitivo.
Para o dirigente da CNT, do ponto de vista da população, "o combate à corrupção é importante, mas não é tudo".
Entre os entrevistados, 73,2% consideraram que a presidente tem capacidade administrativa e 69,6% reconheceram em Dilma habilidade política para gerir o país.
As denúncias sobre corrupção no governo têm sido acompanhadas por 40,4% das pessoas ouvidas, e as medidas adotadas pela presidente tiveram a aprovação de 79,2% desse grupo de entrevistados. Já o total dos que consideram que a crise no ministério dos transportes afeta a imagem de Dilma chegou a 62,9%.
Conjuntura
A CNT/Sensus mediu fatores conjunturais para a definição do chamado Índice do Cidadão. A nota de avaliação de fatores como emprego, renda, educação e segurança pública nos últimos seis meses ficou em 49,17. Já as expectativas em relação ao desempenho para os próximos seis meses foi de 72,16.
A pesquisa também mostrou um perfil mais conservador do brasileiro em relação a temas considerados polêmicos. Entre 53,8% e 56,3% dos entrevistados reprovaram propostas como a união civil e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.
Outros 86% se disseram favoráveis à redução da idade penal de 18 para 16 anos e 78,6% foram contra a descriminalização do uso de drogas.
Uma das novidades da rodada atual foi o levantamento sobre o uso da internet e das mídias sociais: 42,4% dos entrevistados disseram ter acesso à rede mundial de computadores e 39,2% lêem blogs. O acesso ao Twitter é feito por 20,8%; ao Facebook por 37,4% e ao Orkut por 64,5%.
Fonte: CNT
ONDE O PT GOVERNA, DÁ CERTO: Campanha de Vacinação contra Pólio já protegeu 73% das Crianças de Parelhas
Na ultima quinta-feira, dia 11 de agosto, a Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Só no primeiro dia de ações, mais de 300 crianças foram vacinadas.
Muitas mães levaram seus filhos para a Praça de Eventos, para que além de protegê-los contra doenças, pudessem ter um momento de lazer, com pula-pula, e piscina de bolinhas e palhaços, que alegraram as crianças. Uma prática diferenciada, que segundo o Secretário de Saúde Kleber Diniz, apenas Parelhas, na região do Seridó, promove algo do tipo.
Além da vacinação nos Postos de Saúde do Município, o PSF Boqueirão – Zona Rural II está com um cronograma da campanha de vacinação. A equipe já esteve na comunidade Barra, e no decorrer da semana estará nas comunidades: Várzea do Barro, Quintos de Baixo, Quintos do Meio, Olho d’água do boi, Sitio Cidade, Timbaúba, Boqueirão, Colonos e Sussuarana I e II. Já na Zona Rural I, a equipe do PSF vai atuar nas comunidades do Povoado Santo Antônio, Joazeiro, Cachoeira e Boa Vista.
Já na sexta-feira, dia 12, a campanha contra poliomielite, sarampo, cachumba e rubéola foi iniciada. No sábado, a Secretaria de Saúde executou o DIA “D” da vacinação, que foi o Dia Nacional da 2° Dose.
A vacinação contra o sarampo se estenderá até o dia 16 de setembro, para crianças de 1 a menores de 7 anos. Os pais devem comparecer aos postos de vacinação, com a caderneta, para preenchimento dos dados.
O balanço feito pela Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria Municipal de Saúde calculou que até agora 73,54% das crianças foram vacinadas contra poliomielite, e 80,96% estão protegidas contra sarampo, cachumba e rubéola.
A meta é atingir os 95%, e está bem próxima de ser alcançada, já que em poucos dias de ação, foram obtidos números consideráveis.
O Secretário de Saúde, Kleber Diniz, revelou dados e fez um apelo a população da zona rural, pela participação na campanha dizendo: “Nós estamos com um bom número de protegidos na zona rural. A ação na Praça da Rodoviária foi muito positiva. Até a sexta-feira, a gente já tinha mais de 400 crianças vacinadas. É importante salientar que a campanha não se encerra. Como na zona rural o acesso é mais difícil, a campanha será prolongada”.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
Muitas mães levaram seus filhos para a Praça de Eventos, para que além de protegê-los contra doenças, pudessem ter um momento de lazer, com pula-pula, e piscina de bolinhas e palhaços, que alegraram as crianças. Uma prática diferenciada, que segundo o Secretário de Saúde Kleber Diniz, apenas Parelhas, na região do Seridó, promove algo do tipo.
Além da vacinação nos Postos de Saúde do Município, o PSF Boqueirão – Zona Rural II está com um cronograma da campanha de vacinação. A equipe já esteve na comunidade Barra, e no decorrer da semana estará nas comunidades: Várzea do Barro, Quintos de Baixo, Quintos do Meio, Olho d’água do boi, Sitio Cidade, Timbaúba, Boqueirão, Colonos e Sussuarana I e II. Já na Zona Rural I, a equipe do PSF vai atuar nas comunidades do Povoado Santo Antônio, Joazeiro, Cachoeira e Boa Vista.
Já na sexta-feira, dia 12, a campanha contra poliomielite, sarampo, cachumba e rubéola foi iniciada. No sábado, a Secretaria de Saúde executou o DIA “D” da vacinação, que foi o Dia Nacional da 2° Dose.
A vacinação contra o sarampo se estenderá até o dia 16 de setembro, para crianças de 1 a menores de 7 anos. Os pais devem comparecer aos postos de vacinação, com a caderneta, para preenchimento dos dados.
O balanço feito pela Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria Municipal de Saúde calculou que até agora 73,54% das crianças foram vacinadas contra poliomielite, e 80,96% estão protegidas contra sarampo, cachumba e rubéola.
A meta é atingir os 95%, e está bem próxima de ser alcançada, já que em poucos dias de ação, foram obtidos números consideráveis.
O Secretário de Saúde, Kleber Diniz, revelou dados e fez um apelo a população da zona rural, pela participação na campanha dizendo: “Nós estamos com um bom número de protegidos na zona rural. A ação na Praça da Rodoviária foi muito positiva. Até a sexta-feira, a gente já tinha mais de 400 crianças vacinadas. É importante salientar que a campanha não se encerra. Como na zona rural o acesso é mais difícil, a campanha será prolongada”.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
Alunos de escolas municipais de Parelhas se destacam no JERN’S em Currais Novos
A prefeitura de Parelhas investe nos estudantes, contribuindo para a participação deles nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN’s). A primeira fase começou na semana passada, em Currais Novos. Até agora já foi investido R$ 5.460 em transporte. Depois, as equipes que se classificarem passam a fazer uma nova grade, de acordo com o dia dos jogos e a demanda.
Parte do que é pago também tem a contribuição das escolas. O secretário Carlos Assis revelou o interesse das instituições estudantis pelo destaque nos JERN’s dizendo: “O município poderia muito bem pensar só nas escolas da nossa rede, já que o recurso é direcionado as escolas municipais. Mas a gente faz essa convocação, todos os diretores e professores de Educação Física se interessam para que suas escolas participem”, disse. Além dos JERN’s, os estudantes de Parelhas também se destacaram no Primeiro Campeonato Inter Estadual de Jiu- Jitsu, que aconteceu em Acari.
Fonte: Blog do Ivanildo do PT
Parte do que é pago também tem a contribuição das escolas. O secretário Carlos Assis revelou o interesse das instituições estudantis pelo destaque nos JERN’s dizendo: “O município poderia muito bem pensar só nas escolas da nossa rede, já que o recurso é direcionado as escolas municipais. Mas a gente faz essa convocação, todos os diretores e professores de Educação Física se interessam para que suas escolas participem”, disse. Além dos JERN’s, os estudantes de Parelhas também se destacaram no Primeiro Campeonato Inter Estadual de Jiu- Jitsu, que aconteceu em Acari.
Fonte: Blog do Ivanildo do PT
Gincana Escolar reúne grande público na praça de eventos
Dia 11 de agosto é Dia do Estudante e a Prefeitura Municipal de Parelhas não poderia deixar de comemorar esta data. Para isso uma atividade especial foi programada. No ultimo sábado, dia 13, aconteceu a Gincana Escolar.
O evento teve mais de duas horas e meia de atividades e competição, que aconteceram na Praça de Eventos do município, onde muita gente foi prestigiar. Entre eles pais dos alunos e comunidade acadêmica.
Seis escolas participaram, duas delas da Rede Municipal - Arnaldo Bezerra e Inácio Miranda - e quatro da Rede Estadual - Mauro Medeiros, EMAR, Felipe Bittencourt e Barão do Rio Branco.
Os alunos destas instituições estudantis tiveram que completar oito provas, e serem julgados por uma mesa, composta por membros da sociedade civil e trabalhadores da área educacional.
Depois de muita festa, a escola da rede Estadual, Dr. Mauro Medeiros foi a vencedora da Gincana Escolar. Os alunos que competiram ganharam kits escolares, além de uma premiação financeira.
Desde já, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação parabeniza todos os que participaram desse grande evento, em especial, os alunos da escola Dr. Mauro Medeiros pela vitória.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
O evento teve mais de duas horas e meia de atividades e competição, que aconteceram na Praça de Eventos do município, onde muita gente foi prestigiar. Entre eles pais dos alunos e comunidade acadêmica.
Seis escolas participaram, duas delas da Rede Municipal - Arnaldo Bezerra e Inácio Miranda - e quatro da Rede Estadual - Mauro Medeiros, EMAR, Felipe Bittencourt e Barão do Rio Branco.
Os alunos destas instituições estudantis tiveram que completar oito provas, e serem julgados por uma mesa, composta por membros da sociedade civil e trabalhadores da área educacional.
Depois de muita festa, a escola da rede Estadual, Dr. Mauro Medeiros foi a vencedora da Gincana Escolar. Os alunos que competiram ganharam kits escolares, além de uma premiação financeira.
Desde já, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação parabeniza todos os que participaram desse grande evento, em especial, os alunos da escola Dr. Mauro Medeiros pela vitória.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
TÉCNICOS DA REDE DE PROTEÇÃO BÁSICA E ESPECIAL SE REUNEM PARA PLANEJAMENTO SEMESTRAL
No ultimo dia 10, aconteceu no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – do Bairro Ivan Bezerra, da cidade de Parelhas-RN, o planejamento semestral das atividades realizadas pela Rede de Proteção Básica e Especial até o mês de dezembro. Estiveram presentes no encontro, representantes do ProJovem Adolescente, CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, CRAS – Bairro Ivan Bezerra e São Sebastião, , PETI – Programa de Erradicação e do Trabalho Infantil e Programa Integração AABB Comunidade e demais programas que compõem a Rede de Proteção Básica e Especial.
Entre as ações discutidas para serem desenvolvidas estão: Curso de Reciclagem sobre Associativismo, formação de um Grupo de Crianças e Pré-Conferência Municipal da Juventude na Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros; Curso de Pinturas com mulheres usuárias do CRAS e do Programa Bolsa Família; Participação da rede no Grito dos Excluídos e no desfile do 07 de Setembro com grupos e coletivos de todos os programas da Assistência Social; Comemorações do Dia da Consciência Negra em Novembro na Comunidade Boa Vista; além do encerramento anual das atividades dos programas federais entres outras ações que surgem no decorrer do semestre.
Alex Beretta
Assessor de Comunicação
(84) 9925-5368
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
O inicío do Partido dos Trabalhadores no Brasil
O Partido dos Trabalhadores foi fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo. O Partido surgiu da organização sindical espontânea de operários paulistas, liderados por Luiz Inácio Lula da Silva e outras lideranças de trabalhadores, no final da década de 1970, dentro do vácuo político criado pela repressão do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos de esquerda então existentes. Assim, o PT foi fundado com um viés socialista democrático. O Partido dos Trabalhadores foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 1982.
Endereço da sede nacional do PT:
Em Brasília:
Setor Comercial Sul - Quadra 2 - Bloco C - Nº 256
Edifício Toufic - Brasília - DF
CEP: 70302-000
Fone (Geral): (61) 3213 - 1313 / 1315
Fax: (61) 3213-1318
Em São Paulo:
Rua Silveira Martins, 132
São Paulo - SP
CEP: 01019-000
Fone (Geral): (11) 3243 - 1313
Trabalho decente é bandeira da CUT em mobilização na capital federal
Redução da jornada e regulamentação da terceirização também fazem parte da pauta
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) retoma o debate sobre o trabalho decente no Congresso nesta quarta-feira (10), dia marcado para mobilização na capital federal. Os trabalhadores vão reforçar reivindicações como redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, regulamentação da terceirização, combate ao trabalho precário, valorização dos salários, democratização das relações de trabalho, entre outras. A CUT promete pressionar os três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo) pela aprovação dos projetos relacionados a esses temas.
O presidente da CUT, Artur Henrique, reitera que a central defende contrapartidas que contemplem o trabalho decente em relação ao pacote de medidas para a competitividade da indústria anunciado na última semana, o Brasil Maior. “O Brasil ainda tem um mercado de trabalho caracterizado pela precariedade. Baixos salários, alta rotatividade, grandes taxas de informalidade, condições de segurança e saúde do trabalho ruins na maioria dos setores econômicos, além de uma jornada semanal extensa, que toma dos trabalhadores o tempo que teriam para se qualificar profissionalmente e viver mais tempo com a família”, afirmou.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o trabalho decente como trabalho produtivo em conjunto com a liberdade e segurança, sem formas de discriminação e adequadamente remunerado. O conceito foi criado pela entidade em 1999, e estabelece quatro eixos organizados em convenções: liberdade de associação e organização sindical e negociação coletiva; eliminação do trabalho forçado e forçado; abolição do trabalho infantil e eliminação de toda forma de discriminação.
Na visão dos sindicalistas, iniciativas como a garantia de emprego decente – com a fiscalização do Ministério do Trabalho e garantia de direitos previstos em legislação –, o respeito à representação sindical e no local de trabalho, proteção à seguridade social e combate à alta rotatividade deveriam ser incluídas no plano de estímulo à indústria nacional e em demais medidas. Na última semana, a presidenta Dilma Rousseff garantiu pessoalmente aos dirigentes que os trabalhadores farão parte da comissão responsável pela análise das propostas e projetos em andamento.
A CUT defende também a ratificação da Convenção 158 da OIT, que trata do fim da demissão imotivada, “a menos que exista para isso uma causa justificada, relacionada com sua capacidade ou seu comportamento, ou baseada nas necessidades de funcionamento da empresa, estabelecimento ou serviço”. O movimento sindical argumenta que a facilidade para demissões permite que as empresas reduzam os custos salariais por meio da rotatividade de mão de obra.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que, em junho, 1.781.817 trabalhadores foram admitidos e 1.566.424, demitidos. Do total destes, 69% foram dispensados sem justa causa. O salários dos trabalhadores admitidos até este ano sempre foram inferiores aos desligados.
Rede Brasil Atual
Mantega: Brasil está pronto para suportar o agravamento da crise
Ministro detalhou as medidas que o governo está tomando para impedir os efeitos da crise no País
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (9), durante comissão geral realizada para discutir a crise financeira mundial, que o Brasil está preparado para enfrentar o agravamento da recessão nas economias americana e europeia. Além de fazer uma análise do panorama econômico mundial, Mantega detalhou as medidas que o governo Dilma Rousseff está tomando para impedir os efeitos da crise no País. O ministro Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, também participou do debate.
Guido Mantega ressaltou, porém, que o Brasil enfrentará algum ônus, mas terá condições de “sofrer” menos. Nessa mesma linha, Mercadante afirmou que o “Brasil não está imune, mas tem sólidas linhas de defesa”. Para respaldar essas considerações, Mantega citou dados econômicos e fez comparações entre a economia brasileira e a de países que estão no epicentro da crise. “Hoje, temos uma política fiscal sólida, com um superávit primário muito maior do que o projetado; nossa dívida está caindo, ao contrário do que ocorre com muitos países do mundo; temos muito mais reservas que em 2008, quando explodiu a crise; e estamos com um mercado interno forte”, detalhou.
A preocupação central do governo neste momento, segundo Guido Mantega, é minimizar os efeitos da concorrência desleal, que pode comprometer a indústria brasileira. Isso porque o Brasil e outros emergentes estão diante dos efeitos da única estratégia americana para enfrentar a crise, que é a prática de uma política monetária expansivista: aumentar os ativos financeiros, inundar o mundo de crédito e desvalorizar o dólar. “Isso nos atinge, porque aumenta recursos em dólar para especular na economia brasileira, o que acirra a guerra cambial”, argumentou.
Medidas anticrise
Para evitar esse dano, uma das reações do Brasil é impedir que o Real se valorize excessivamente, prejudicando a indústria nacional face à concorrência mais acirrada e predatória - cenário que desfavorece, sobretudo, as indústrias manufatureiras. Por conta desse fato, disse o ministro, o governo agilizou medidas para fortalecer as empresas brasileiras, com o lançamento do programa “Brasil Maior”.
Entre as medidas fiscais do plano estão a desoneração do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), até 2012, para bens de capitais, materiais de construção, caminhões e veículos comerciais leves; e a redução do tempo para utilização do crédito de PIS/Cofins sobre bens de capitais, que passa a ser imediata. Entre as medidas de financiamento, estão o Programa de Capital de Giro (Progerem), com R$ 10 bilhões para setores intensivos de mão de obra (têxtil, confecção, calçados etc.); e o Revitaliza III, com R$ 7 bilhões para empresas como as de beneficiamento de madeira e couro.
Outra medida importante destacada pelo ministro é a proposta de desoneração da folha de pagamento, com o objetivo de reduzir a contribuição patronal, que hoje é de 20%, retirando-a da folha e transferindo-a para o faturamento, com alíquotas mais baixas (entre 1,5% e 2,5%, dependendo do setor). Segundo o ministro, o impacto para a Previdência será neutro, já que o Tesouro transferirá a diferença em rubrica própria. “Com isso, vamos combater a informalidade e estimular o emprego, além de incentivar a exportação”, argumentou o ministro.
Mantega ressaltou ainda as medidas de ampliação do Simples Nacional, anunciadas nesta terça-feira (9), que também servirão para alavancar a produção nacional.
Ciência e Tecnologia - O ministro Aloísio Mercadante também fez um retrospecto da economia mundial a partir da crise de 2008 e ressaltou as diferenças entre a política econômica implementada a partir do governo Lula e a política do governo antecessor. Mercadante disse que o governo petista fez, de fato, a opção de manter os mecanismos de estabilidade, mas alterou consideravelmente a política econômica, o que permitiu uma fase de desenvolvimentismo para o Brasil.
“Seria um erro ter avançado em direção à Alca. Em vez disso, o Brasil entendeu seu tamanho e soube fazer parcerias. Além da nova política externa, revitalizou os bancos públicos; fortaleceu instrumentos estratégicos como a Petrobras; implementou programas sociais e aumentou o salário mínimo, tirando da pobreza mais de 40 milhões de pessoas”, argumentou.
Mercadante também fez referências às medidas acertadas que estão sendo tomadas pela Fazenda e ressaltou a necessidade de preservar os mercados e incentivar a indústria. “Não precisamos nos acomodar à condição de exportadores de commodities, pois temos uma grande indústria. Temos que utilizar o preço das commodities e o futuro do pré-sal para alavancar nossa indústria”, afirmou.
Líderes
Também durante a comissão geral, os líderes da Bancada do PT, Paulo Teixeira (SP), e do Governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), repercutiram em plenário as declarações dos debatedores. O líder da bancada fez referência ao que disseram o ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega e o economista Paulo Rabelo de Castro, que falaram pela oposição.
“É muito gratificante perceber que os dois economistas reconhecem que o governo Dilma está na direção certa ao adotar essas medidas para conter a crise econômica”, disse Paulo Teixeira. Para o líder do governo, “as medidas fazem parte de um sentimento nacional para enfrentar a crise. Todos sentem que estamos mais fortes para enfrenta-la”, afirmou.
Site Liderança do PT/Câmara
Reforma Política: Henrique Fontana deve apresentar relatório nesta semana
Petista quer aprovar financiamento público de campanha
Responsável pelo relatório da Reforma Política, o deputado Henrique Fontana (PT-RS), está empenhado em ver aprovados pontos como o financiamento público de campanha. “O centro da modificação que estou propondo, que considero a questão mais importante estruturalmente para a democracia brasileira, é o financiamento público exclusivo de campanha, com forte redução nos custos de campanha”.
Entre os argumentos de Fontana está que as campanhas atualmente não colocam os candidatos em igualdade de condições na disputa. “As campanhas no Brasil têm custos cada vez mais elevados, muita técnica de marketing, muito volume de campanha na rua. E a população, a cidadania, precisa de eleições mais voltadas para as questões dos programas, das ideias, dos projetos”.
Outro motivo para o financiamento público de campanha é a relação de independência dos políticos em relação aos empresários. “Não me parece razoável um sistema que a cada quatro anos, os futuros tomadores de decisão, os futuros eleitos tenham que bater a porta de todos os financiadores pedindo recursos para campanha. Gerando uma situação realmente que não é a mais adequada para a democracia. Evidente que a corrupção não tem múltiplas causas, mas eu não tenho dúvidas de dizer que o financiamento público exclusivo é uma arma muito eficaz e muito poderosa para combater a corrupção, para ajudar no combate a corrupção alem de qualificar os mandados e dar mais independência para os futuros eleitos”, argumenta Fontana.
(Portal do PT)
Historiador Lincoln Secco lança livro sobre a história do PT
Na obra, a história do partido é traçada em quatro capítulos
Lincoln Secco - historiador, membro do Conselho Editorial da revista Perseu e colaborador da revista Teoria e Debate - lança o livro História do PT (Ateliê Editorial) no próximo dia 17 de agosto, na Livaria João Alexandre Barbosa (Prédio da Antiga Reitoria – Térreo - Cidade Universitária - USP, das 18h às 21h).
A publicação tem apresentação de Emilia Viotti da Costa, e o historiador traça a história do partido em quatro capítulos: Formação (1978-1983), Oposição Social (1984-1989), Oposição Parlamentar (1990-2002 e Partido de Governo (2003-2010).
A historiadora e professora da USP Marisa Midori Deaecto escreveu sobre o livro: “Primeiro livro sobre a História do PT. Lincoln Secco, Professor da Universidade de São Paulo, se lança, neste volume, em um projeto corajoso. Afinal, como lembra o autor à luz de Antonio Gramsci, “escrever a história de um partido significa escrever a história geral de um país”. Como, então, retraçar trinta anos de história de um Partido vivo, ativo e atuante, sem se deixar seduzir pelo balanço historiográfico ou pelo debate acerca do ‘partido do poder’, como pretendem algumas vozes? Esta é a História do Partido dos Trabalhadores, marca indelével, cuja trajetória nasce da luta pela democratização do país. Neste livro o coração do militante amiúde se cala diante do historiador preocupado em reconstituir os fatos à luz das estruturas do tempo e do espaço. História vibrante que transcende suas lideranças e adentra nos meandros da ação política desde suas bases. Um livro sincero, do militante para o militante. Do historiador para o cidadão. Uma lição de História que não perde de vista o porvir. Eis seu principal desafio.”
Site Fundação Perseu Abramo
Lincoln Secco - historiador, membro do Conselho Editorial da revista Perseu e colaborador da revista Teoria e Debate - lança o livro História do PT (Ateliê Editorial) no próximo dia 17 de agosto, na Livaria João Alexandre Barbosa (Prédio da Antiga Reitoria – Térreo - Cidade Universitária - USP, das 18h às 21h).
A publicação tem apresentação de Emilia Viotti da Costa, e o historiador traça a história do partido em quatro capítulos: Formação (1978-1983), Oposição Social (1984-1989), Oposição Parlamentar (1990-2002 e Partido de Governo (2003-2010).
A historiadora e professora da USP Marisa Midori Deaecto escreveu sobre o livro: “Primeiro livro sobre a História do PT. Lincoln Secco, Professor da Universidade de São Paulo, se lança, neste volume, em um projeto corajoso. Afinal, como lembra o autor à luz de Antonio Gramsci, “escrever a história de um partido significa escrever a história geral de um país”. Como, então, retraçar trinta anos de história de um Partido vivo, ativo e atuante, sem se deixar seduzir pelo balanço historiográfico ou pelo debate acerca do ‘partido do poder’, como pretendem algumas vozes? Esta é a História do Partido dos Trabalhadores, marca indelével, cuja trajetória nasce da luta pela democratização do país. Neste livro o coração do militante amiúde se cala diante do historiador preocupado em reconstituir os fatos à luz das estruturas do tempo e do espaço. História vibrante que transcende suas lideranças e adentra nos meandros da ação política desde suas bases. Um livro sincero, do militante para o militante. Do historiador para o cidadão. Uma lição de História que não perde de vista o porvir. Eis seu principal desafio.”
Site Fundação Perseu Abramo
Ideli Salvatti diz que governo trabalha para diminuir impactos da crise internacional
O Congresso deve votar "matéria que tem diretamente influência no enfrentamento da crise", diz Salvatti
O principal foco do governo agora são as medidas para enfrentar a crise econômica internacional. As palavras são da ministra das relações institucionais, Ideli Salvatti, em entrevista na tarde desta terça-feira (9). Ideli esteve no Congresso Nacional e disse que o trabalho agora é tratar de pautas que tratem de diminuir o impacto da crise internacional no Brasil.
As minhas conversas no senado seguem uma sequência. Na semana passada a presidenta Dilma recebeu o presidente da Câmara e do Senado para as matérias que precisam ser votadas, matéria que tem diretamente influência no enfrentamento da crise
.
Quanto às ações da Polícia Federal, no Ministério do Turismo, Ideli disse estar acompanhando, “Estamos aguardando o desenrolar dos acontecimentos. Operação da PF se acompanha, é igual decisão judicial, você acompanha e cumpre. Se houver algum abuso obviamente não haverá complacência”.
(Portal do PT)
O principal foco do governo agora são as medidas para enfrentar a crise econômica internacional. As palavras são da ministra das relações institucionais, Ideli Salvatti, em entrevista na tarde desta terça-feira (9). Ideli esteve no Congresso Nacional e disse que o trabalho agora é tratar de pautas que tratem de diminuir o impacto da crise internacional no Brasil.
As minhas conversas no senado seguem uma sequência. Na semana passada a presidenta Dilma recebeu o presidente da Câmara e do Senado para as matérias que precisam ser votadas, matéria que tem diretamente influência no enfrentamento da crise
.
Quanto às ações da Polícia Federal, no Ministério do Turismo, Ideli disse estar acompanhando, “Estamos aguardando o desenrolar dos acontecimentos. Operação da PF se acompanha, é igual decisão judicial, você acompanha e cumpre. Se houver algum abuso obviamente não haverá complacência”.
(Portal do PT)
Secretaria Municipal de Educação realiza II Conferência de Meio Ambiente na Escola
Devastação, desmatamento, poluição. Estas palavras infelizmente fazem parte do nosso cotidiano. Foram elas que estiveram em pauta na II Conferencia Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente na Escola, que aconteceu em três escolas da rede municipal entre os dias 4 e 5 de agosto. Nesta edição a Conferencia teve como tema “Educação: Elemento indispensável na Prevenção do Desperdício e Transformação da Consciência Ambiental”.
O principal foco são alunos, pais de alunos e professores, que unidos montam o debate necessário para apontar os atuais problemas envolvendo o meio ambiente e propor soluções para os mesmos. Na programação foram realizadas peças teatrais, mesas redondas e palestras.
Nesta ultima semana houve três conferências. A primeira aconteceu no dia 4 de agosto, pela manhã, na escola Dom José Delgado, a segunda aconteceu no dia 5 de agosto, pela manhã na escola Arnaldo Bezerra e a terceira, neste mesmo dia, pela tarde, na escola Arnaldo Acémio.
São diversas atividades como essa acontecendo nas escolas da rede municipal, que contam pontos para a Gincana Escolar, que acontece no próximo dia 13 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante. A Gincana acontece com o intuito de estimular os alunos a cumprir tarefas que façam bem ao meio ambiente.
Uma das provas mais conhecidas é a da Garrafa Pet, onde as escolas recolhem este material em grande quantidade para ser transformado na decoração de Natal do Município. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Ildelita Roque, já foram coletadas ate o mês de julho, cerca de 8mil garrafas.
Marcio Alves é um dos membros do conselho que mobiliza ações em torno do Selo UNICEF, edição 2008/2012, e participou das três conferências articulando e organizando os eventos.
O principal foco são alunos, pais de alunos e professores, que unidos montam o debate necessário para apontar os atuais problemas envolvendo o meio ambiente e propor soluções para os mesmos. Na programação foram realizadas peças teatrais, mesas redondas e palestras.
Nesta ultima semana houve três conferências. A primeira aconteceu no dia 4 de agosto, pela manhã, na escola Dom José Delgado, a segunda aconteceu no dia 5 de agosto, pela manhã na escola Arnaldo Bezerra e a terceira, neste mesmo dia, pela tarde, na escola Arnaldo Acémio.
São diversas atividades como essa acontecendo nas escolas da rede municipal, que contam pontos para a Gincana Escolar, que acontece no próximo dia 13 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante. A Gincana acontece com o intuito de estimular os alunos a cumprir tarefas que façam bem ao meio ambiente.
Uma das provas mais conhecidas é a da Garrafa Pet, onde as escolas recolhem este material em grande quantidade para ser transformado na decoração de Natal do Município. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Ildelita Roque, já foram coletadas ate o mês de julho, cerca de 8mil garrafas.
Marcio Alves é um dos membros do conselho que mobiliza ações em torno do Selo UNICEF, edição 2008/2012, e participou das três conferências articulando e organizando os eventos.
Secretaria Municipal de Cultura de Parelhas/RN apóia o DESFILE PELA VIDA
Sexta-feira, dia 12 de agosto, na AABB de Parelhas as 20H00MIN,
acontece o Desfile Pela Vida, em prol da Maternidade. Seis lojas do Município
vão mostrar muito estilo vestindo a camisa da campanha antidrogas “Sou Careta,
Droga... Eca!”. Serão elas:
- ARTE DO CORPO
- DESAFIO MODAS
- DONNA BELLA
- MARÉ MANSA
- VICIOS
- VINTZ
Este evento faz parte da programação do II Fórum Regional
de Políticas Públicas Sobre Drogas e acontece em parceria com a Prefeitura
Municipal de Parelhas através da Secretaria do Turismo da Cultura e do Esporte.
A entrada é gratuita. Compareça e participe!
DE PARELHAS PARA TODO O RN: Orquestra Sanfônica do Seridó é Cada Vez Mais Procurada no Estado
A Orquestra Sanfônica do Seridó, se apresentará em setembro no programa Ponto de Vista, da TV SIM, afiliada da REDE TV.
O programa é apresentado por Nelson Freire, que entrou em contato com Carlos Assis, Secretário Municipal, para agendar uma apresentação, devido à grande repercussão que a participação da Orquestra teve depois de participar da Festa dos Parelhesnses ausentes, em Natal, Festa de Santana em Caicó, São José do Seridó, entre outras.
A procura pela presença da Orquestra em eventos culturais e pela mídia do estado é fruto da repercussão do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura no Município, que é responsável pelo projeto no Município.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
--
______________________________________
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
Prefeitura Municipal de Parelhas
(84) 9927-7582
(83) 9902-1666
Paciente espera há oito dias por uma anestesia no Hospital Regional de Caicó
O balconista Reinaldo Jair de Medeiros, de 27 anos de idade sofreu um acidente de moto na semana passada, em plena Avenida Coronel Martiniano, no centro de Caicó. Na colisão entre duas motocicletas, Jair teve fraturas na perna direita. O que ele não esperava era a dificuldade de se submeter a uma cirurgia, no Hospital Regional de Caicó. Em entrevista à Rádio Caicó AM, ele contou que já tentou por duas vezes se submeter a cirurgia, mas por falta de anestesista nos dias agendados, o procedimento vem sendo remarcado. Desolado, Jair conta que a última tentativa foi justamente nesta segunda-feira (08).
“Eu fui pro hospital semana passada, passei um dia inteiro e o médico não apareceu, aí no outro dia veio e disse que faria a cirurgia hoje (segunda). Cheguei a ir até a porta da sala de cirurgia, foi quando mandaram eu voltar, porque não tinha anestesista. Aí na enfermaria o médico remarcou minha cirurgia para a próxima segunda-feira (15), caso apareça algum anestesista”, denunciou o balconista. Reinaldo Jair contou ainda que chegou a presenciar, nos dias em que esteve no Hospital Regional, situações semelhantes ou mais grave do que a sua. “Me encontrei com um senhor que fraturou a clavícula, e que espera uma cirurgia há mais de vinte dias”, relatou.
Fonte: Blog de Marcos Dantas
“Eu fui pro hospital semana passada, passei um dia inteiro e o médico não apareceu, aí no outro dia veio e disse que faria a cirurgia hoje (segunda). Cheguei a ir até a porta da sala de cirurgia, foi quando mandaram eu voltar, porque não tinha anestesista. Aí na enfermaria o médico remarcou minha cirurgia para a próxima segunda-feira (15), caso apareça algum anestesista”, denunciou o balconista. Reinaldo Jair contou ainda que chegou a presenciar, nos dias em que esteve no Hospital Regional, situações semelhantes ou mais grave do que a sua. “Me encontrei com um senhor que fraturou a clavícula, e que espera uma cirurgia há mais de vinte dias”, relatou.
Fonte: Blog de Marcos Dantas
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
PT DE PARELHAS REALIZOU SEMINÁRIO NO ÚLTIMO DOMINGO(31)
O Partido dos Trabalhadores aqui da cidade de Parelhas, realizou no último domingo do mês de Julho, um grande seminário dirigido pelo secretário estadual do PT, Olavo Ataíde e do tesoureiro do partido, Eduardo.
O encontro contou com quase todos os filiados, na oportunidade, foram discutidos assuntos do interesse de nossa cidade.
O momento foi de alegria, uma vez que, alguns dos novos aliados foram apresentados, entres eles destacamos: Mardônio Ginane, Dr. Pneus, Nego de Seu Santo, Diassis, neto de Seu Santo, Derley mototaxista, Edivam Matias(Cambalhacho), Salete Roque, e o empresário, Seu Adelson da cerâmica, que ainda não é filiado mas fez questão de dizer que em 2012 estará no palanque do PT.
Um novo encontro foi marcado, para apresentar outros novos aliados, entre eles Nequinho da Auto Escola, Negão da Big-Lanche, Pom-Pom Imports, e ainda muitos outros que virão a fazer parte desse grupo que cresce a cada dia e só quer o bem de Parelhas.
Queremos lembrar que Luciano Som, antigo aliado da oposição, e toda sua família, também veio fortalecer essa bandeira.
O prefeito de Parelhas e também presidente municipal do PT, agradeceu a todos os presentes e destacou que o partido só tem a crescer a cada dia com a chegada de novos aliados, lembrou a tragetória do PT em Parelhas, desde o tempo do saudoso Inácio de Loyola, até a chegada a prefeitura.
O secretário estadual do PT, Olavo Ataíde frizou que a adiministração de "Chico do Pt" é reconhecida nacionalmente. E destacou: ONDE O PT GOVERNA, DÁ CERTO!
Termino a matéria, destacando a frase de Nego de Seu Santo e Mardônio Ginane: "A partir de agora, somos um soldado do Partido dos Trabalhadores, iremos literalmente vestir a camisa"
ONDE O PT GOVERNA, DÁ CERTO: Prefeitura Municipal Incentiva os Produtores de Leite Através do Projeto Balde Cheio
Uma comissão que faz parte da Associação dos Produtores de Leite de Parelhas – RN esteve presente no Gabinete da Prefeitura Municipal para definir os últimos detalhes da vinda do Técnico Paulo Valentin, que fará parte do projeto Balde Cheio.
Este projeto já funciona em diversos municípios do Rio Grande do Norte e agora chega à Parelhas para assistir os produtores de leite, dando dicas, promovendo aulas e palestras que vão ensinar novas técnicas de produção e promover o crescimento da mesma.
Ele é uma parceria entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais, o Banco do Nordeste, o SEBRAE e a Associação dos Produtores de leite. Tiago Palmeira da Costa é Coordenador do programa no estado e nos contou um pouco sobre as experiências que já pode ver: “O projeto tem a intenção de resgatar a auto estima do produtor, investindo numa atividade que possa gerar renda e com isso trazer qualidade de vida aos produtores que estão sendo assistidos. Aqui na região do Seridó ele começou desde o ano passado nos municípios de Currais Novos, São José do Seridó e São João do Sabugi. Em São Vicente temos uma das unidades demonstrativas, com o Produtor Jean, que em uma área de apenas um hectare, consegue uma renda de pouco mais de mil reais”.
O projeto terá duração de quatro anos. As atividades este ano já começaram, quando no início de mês de junho deste ano os associados participaram da primeira palestra. Agora eles organizam uma caravana para visitar uma das propriedades onde o programa já funciona e poder conferir as experiências de sucesso.
Inicialmente serão dez produtores sendo assistidos, mas a meta é chegar aos vinte, segundo Sebastião Joate, Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Parelhas. Ele também contou que: “Parelhas foi o primeiro município do estado a conhecer o projeto. Foi em uma viagem a cidade de Patos, na Paraíba. Agora vamos abraçar a idéia e com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Agricultura melhorar a produção do leite. O tanque de resfriamento está quase pronto. Estamos aguardando a ação dos produtores também nesta luta”.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
Este projeto já funciona em diversos municípios do Rio Grande do Norte e agora chega à Parelhas para assistir os produtores de leite, dando dicas, promovendo aulas e palestras que vão ensinar novas técnicas de produção e promover o crescimento da mesma.
Ele é uma parceria entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais, o Banco do Nordeste, o SEBRAE e a Associação dos Produtores de leite. Tiago Palmeira da Costa é Coordenador do programa no estado e nos contou um pouco sobre as experiências que já pode ver: “O projeto tem a intenção de resgatar a auto estima do produtor, investindo numa atividade que possa gerar renda e com isso trazer qualidade de vida aos produtores que estão sendo assistidos. Aqui na região do Seridó ele começou desde o ano passado nos municípios de Currais Novos, São José do Seridó e São João do Sabugi. Em São Vicente temos uma das unidades demonstrativas, com o Produtor Jean, que em uma área de apenas um hectare, consegue uma renda de pouco mais de mil reais”.
O projeto terá duração de quatro anos. As atividades este ano já começaram, quando no início de mês de junho deste ano os associados participaram da primeira palestra. Agora eles organizam uma caravana para visitar uma das propriedades onde o programa já funciona e poder conferir as experiências de sucesso.
Inicialmente serão dez produtores sendo assistidos, mas a meta é chegar aos vinte, segundo Sebastião Joate, Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Parelhas. Ele também contou que: “Parelhas foi o primeiro município do estado a conhecer o projeto. Foi em uma viagem a cidade de Patos, na Paraíba. Agora vamos abraçar a idéia e com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Agricultura melhorar a produção do leite. O tanque de resfriamento está quase pronto. Estamos aguardando a ação dos produtores também nesta luta”.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
Conselho Federal de Odontologia Visita Parelhas e Percebe Bons Resultados Nesta Área da Saúde do Município
O Conselho Federal de Odontologia esteve em Parelhas na tarde de hoje, dia 3 de agosto, na intenção de fiscalizar as instalações e os serviços dos postos com atendimento odontológico do município.
Parelhas tem seis focos de atendimento, quatro deles ficam em PSFs. Os pontos que receberam as visitas ficam no centro da cidade, no Bairro São Sebastião, no Bairro Maria Terceira e também o novo prédio do CÉU. Este, que segundo o Secretário Municipal de Saúde, Kleber Diniz, tem previsão para ficar pronto nos próximos dois meses.
Damião Rocha foi o representante responsável pela visita ao município e ficou admirado com o trabalho que está sendo executado aqui. Ele teve contato Coordenação de Comunicação da Prefeitura Municipal. Leia a entrevista:
Coordenação de Comunicação: - Em relação ao trabalho que é feito pelo Conselho, o que vocês fiscalizam?
Damião Rocha: - Bem, o trabalho é do Conselho Federal de Odontologia, através do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte. Nós analisamos desde o exercício do profissional, se ele é inscrito no conselho, o vinculo com o município, o salário, estrutura física dos consultórios, equipamentos... Todo um conjunto que permite a gente ter uma visão dos serviços prestados a população em cada município visitado no estado.
Coordenação de Comunicação: - Como você analisa os outros municípios por onde passou?
Damião Rocha: - Em relação a passear pelo Rio Grande do Norte, nós percebemos que existem grandes diferenças. Em uns municípios nós percebemos que tem condições e não investem e outros que não tem condições, mas pela boa vontade do gestor, dos Prefeitos ou Secretários de Saúde do município, investem mesmo com poucas condições, mostram que a boa vontade prevalece.
Coordenação de Comunicação: - E qual impressão teve de Parelhas?
Damião Rocha: - Fico muito satisfeito. Inclusive pelo trabalho que tem sido feito pela Coordenação de Saúde Bucal, pelos profissionais que, diga-se de passagem, numa tarde de quarta-feira encontrar uma equipe de saúde bucal funcionando é um tanto difícil. Encontramos o Dr. Luiz aqui no Bairro São Sebastião em pleno exercício da profissão. Ele que é um profissional inscrito no Conselho e o Auxiliar que trabalha com ele também. E, os outros Postos que foram visitados também, Np Maria Terceira, no Centro e as instalações do CÉU, ainda por terminar. Mas, quanto a atenção básica, quanto aos Postos de Saúde, tendo uma infra-instrutora, mesmo com a simplicidade, de excelente qualidade, sem dúvida alguma. Mostra a preocupação da gestão em oferecer tanto a equipe de saúde bucal um ambiente confortável para fazer seus trabalhos, quanto a oferta dos serviços a população.
Coordenação de Comunicação: - Essa fiscalização é sempre feita de surpresa?
Damião Rocha: - Sem dúvidas. É interessante que a gente faça a atividade de surpresa, sem avisar ao gestor. E é dessa forma que a gente encontra situações positivas ou negativas. Inicialmente, quando o que a gente encontra é negativo, damos a possível solução mostrando o caminho de se fazer o trabalho correto. Em casos, como os que vimos aqui na vizinhança de Parelhas, onde a gente não encontra esse serviço de qualidade, com o mínimo necessário para a equipe de saúde e para a população, a gente notifica e até interdita, proibindo o exercício profissional. E em ultimo caso, a gente encaminha para o Ministério Público, que é o nosso parceiro para que assim o município ofereça qualidade a população. Nosso maior objetivo é servir a sociedade.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
Parelhas tem seis focos de atendimento, quatro deles ficam em PSFs. Os pontos que receberam as visitas ficam no centro da cidade, no Bairro São Sebastião, no Bairro Maria Terceira e também o novo prédio do CÉU. Este, que segundo o Secretário Municipal de Saúde, Kleber Diniz, tem previsão para ficar pronto nos próximos dois meses.
Damião Rocha foi o representante responsável pela visita ao município e ficou admirado com o trabalho que está sendo executado aqui. Ele teve contato Coordenação de Comunicação da Prefeitura Municipal. Leia a entrevista:
Coordenação de Comunicação: - Em relação ao trabalho que é feito pelo Conselho, o que vocês fiscalizam?
Damião Rocha: - Bem, o trabalho é do Conselho Federal de Odontologia, através do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte. Nós analisamos desde o exercício do profissional, se ele é inscrito no conselho, o vinculo com o município, o salário, estrutura física dos consultórios, equipamentos... Todo um conjunto que permite a gente ter uma visão dos serviços prestados a população em cada município visitado no estado.
Coordenação de Comunicação: - Como você analisa os outros municípios por onde passou?
Damião Rocha: - Em relação a passear pelo Rio Grande do Norte, nós percebemos que existem grandes diferenças. Em uns municípios nós percebemos que tem condições e não investem e outros que não tem condições, mas pela boa vontade do gestor, dos Prefeitos ou Secretários de Saúde do município, investem mesmo com poucas condições, mostram que a boa vontade prevalece.
Coordenação de Comunicação: - E qual impressão teve de Parelhas?
Damião Rocha: - Fico muito satisfeito. Inclusive pelo trabalho que tem sido feito pela Coordenação de Saúde Bucal, pelos profissionais que, diga-se de passagem, numa tarde de quarta-feira encontrar uma equipe de saúde bucal funcionando é um tanto difícil. Encontramos o Dr. Luiz aqui no Bairro São Sebastião em pleno exercício da profissão. Ele que é um profissional inscrito no Conselho e o Auxiliar que trabalha com ele também. E, os outros Postos que foram visitados também, Np Maria Terceira, no Centro e as instalações do CÉU, ainda por terminar. Mas, quanto a atenção básica, quanto aos Postos de Saúde, tendo uma infra-instrutora, mesmo com a simplicidade, de excelente qualidade, sem dúvida alguma. Mostra a preocupação da gestão em oferecer tanto a equipe de saúde bucal um ambiente confortável para fazer seus trabalhos, quanto a oferta dos serviços a população.
Coordenação de Comunicação: - Essa fiscalização é sempre feita de surpresa?
Damião Rocha: - Sem dúvidas. É interessante que a gente faça a atividade de surpresa, sem avisar ao gestor. E é dessa forma que a gente encontra situações positivas ou negativas. Inicialmente, quando o que a gente encontra é negativo, damos a possível solução mostrando o caminho de se fazer o trabalho correto. Em casos, como os que vimos aqui na vizinhança de Parelhas, onde a gente não encontra esse serviço de qualidade, com o mínimo necessário para a equipe de saúde e para a população, a gente notifica e até interdita, proibindo o exercício profissional. E em ultimo caso, a gente encaminha para o Ministério Público, que é o nosso parceiro para que assim o município ofereça qualidade a população. Nosso maior objetivo é servir a sociedade.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
SEAPAC Envia Representante da Alemanha para Visitar Parelhas e Avaliar as Ações da Prefeitura Municipal nas Comunidades Rurais
O Prefeito Municipal, Francisco Assis de Medeiros, recebeu na manhã de ontem, 4 de agosto, a visita de Uwe Krappitz,que veio da Alemanha como representante do Serviço de Apoio aos Projetos Comunitários - SEAPAC.
Essa instituição atua no nordeste do nosso país, sendo financiada pela comunidade católica alemã, promovendo atividades que tragam benefícios as comunidades rurais, disseminando conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável.
A Diocese de Caicó é o ponto base no interior do Rio Grande do Norte e de lá, são administradas as ações em toda a região do Seridó.
Depois de alguns anos de ações, agora as Associações, Prefeituras Municipais e Sindicatos solicitaram a visita de um representante aos municípios, para que seja traçado um mapa das atividades e conquistas que foram obtidas com a ajuda do SEAPAC nos últimos tempos.
Este foi o motivo da visita de Uwe Krappitz a Parelhas, que após uma longa conversa com o Prefeito Francisco, ficou impressionado com a experiência vivida este ano pelos gestores municipais, que visitaram as comunidades rurais daqui no período de abril a julho de 2011, com a intenção de ouvir os pedidos da população da zona rural e assim montar o Orçamento Participativo 2012.
Uwe Krappitz fez um balanço do que ouviu dizendo que: “Para mim foi muito importante ter a oportunidade de conversar, de falar com o Prefeito, que é o gestor responsável pelas intervenções públicas aqui no município. Eu pude ouvir os vários programas, as várias atividades e iniciativas que a prefeitura vem desenvolvendo também na área rural. Tive conhecimento do orçamento participativo, que está sendo gradualmente estabelecido aqui no município e fiquei bastante impressionado com isso porque trabalhei lá no Sul do país, em Porto Alegre, há duas décadas atrás, conhecendo os primeiros passos do orçamento participativo. E para mim foi muito importante ouvir e também ganhar novas idéias de como melhorar ainda mais a cooperação com os diferentes atores, sendo prefeituras, sendo sindicatos, sendo associações para um melhor desenvolvimento sustentável das zonas rurais do município”.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
Assinar:
Postagens (Atom)