segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Conselho Federal de Odontologia Visita Parelhas e Percebe Bons Resultados Nesta Área da Saúde do Município

O Conselho Federal de Odontologia esteve em Parelhas na tarde de hoje, dia 3 de agosto, na intenção de fiscalizar as instalações e os serviços dos postos com atendimento odontológico do município.

Parelhas tem seis focos de atendimento, quatro deles ficam em PSFs. Os pontos que receberam as visitas ficam no centro da cidade, no Bairro São Sebastião, no Bairro Maria Terceira e também o novo prédio do CÉU. Este, que segundo o Secretário Municipal de Saúde, Kleber Diniz, tem previsão para ficar pronto nos próximos dois meses.

Damião Rocha foi o representante responsável pela visita ao município e ficou admirado com o trabalho que está sendo executado aqui. Ele teve contato Coordenação de Comunicação da Prefeitura Municipal. Leia a entrevista:

Coordenação de Comunicação: - Em relação ao trabalho que é feito pelo Conselho, o que vocês fiscalizam?

Damião Rocha: - Bem, o trabalho é do Conselho Federal de Odontologia, através do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte. Nós analisamos desde o exercício do profissional, se ele é inscrito no conselho, o vinculo com o município, o salário, estrutura física dos consultórios, equipamentos... Todo um conjunto que permite a gente ter uma visão dos serviços prestados a população em cada município visitado no estado.

Coordenação de Comunicação: - Como você analisa os outros municípios por onde passou?

Damião Rocha: - Em relação a passear pelo Rio Grande do Norte, nós percebemos que existem grandes diferenças. Em uns municípios nós percebemos que tem condições e não investem e outros que não tem condições, mas pela boa vontade do gestor, dos Prefeitos ou Secretários de Saúde do município, investem mesmo com poucas condições, mostram que a boa vontade prevalece.

Coordenação de Comunicação: - E qual impressão teve de Parelhas?

Damião Rocha: - Fico muito satisfeito. Inclusive pelo trabalho que tem sido feito pela Coordenação de Saúde Bucal, pelos profissionais que, diga-se de passagem, numa tarde de quarta-feira encontrar uma equipe de saúde bucal funcionando é um tanto difícil. Encontramos o Dr. Luiz aqui no Bairro São Sebastião em pleno exercício da profissão. Ele que é um profissional inscrito no Conselho e o Auxiliar que trabalha com ele também. E, os outros Postos que foram visitados também, Np Maria Terceira, no Centro e as instalações do CÉU, ainda por terminar. Mas, quanto a atenção básica, quanto aos Postos de Saúde, tendo uma infra-instrutora, mesmo com a simplicidade, de excelente qualidade, sem dúvida alguma. Mostra a preocupação da gestão em oferecer tanto a equipe de saúde bucal um ambiente confortável para fazer seus trabalhos, quanto a oferta dos serviços a população.

Coordenação de Comunicação: - Essa fiscalização é sempre feita de surpresa?

Damião Rocha: - Sem dúvidas. É interessante que a gente faça a atividade de surpresa, sem avisar ao gestor. E é dessa forma que a gente encontra situações positivas ou negativas. Inicialmente, quando o que a gente encontra é negativo, damos a possível solução mostrando o caminho de se fazer o trabalho correto. Em casos, como os que vimos aqui na vizinhança de Parelhas, onde a gente não encontra esse serviço de qualidade, com o mínimo necessário para a equipe de saúde e para a população, a gente notifica e até interdita, proibindo o exercício profissional. E em ultimo caso, a gente encaminha para o Ministério Público, que é o nosso parceiro para que assim o município ofereça qualidade a população. Nosso maior objetivo é servir a sociedade.

Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos que o blog julgar comprometedores não serão postados. Seja educado