Uma comissão que faz parte da Associação dos Produtores de Leite de Parelhas – RN esteve presente no Gabinete da Prefeitura Municipal para definir os últimos detalhes da vinda do Técnico Paulo Valentin, que fará parte do projeto Balde Cheio.
Este projeto já funciona em diversos municípios do Rio Grande do Norte e agora chega à Parelhas para assistir os produtores de leite, dando dicas, promovendo aulas e palestras que vão ensinar novas técnicas de produção e promover o crescimento da mesma.
Ele é uma parceria entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais, o Banco do Nordeste, o SEBRAE e a Associação dos Produtores de leite. Tiago Palmeira da Costa é Coordenador do programa no estado e nos contou um pouco sobre as experiências que já pode ver: “O projeto tem a intenção de resgatar a auto estima do produtor, investindo numa atividade que possa gerar renda e com isso trazer qualidade de vida aos produtores que estão sendo assistidos. Aqui na região do Seridó ele começou desde o ano passado nos municípios de Currais Novos, São José do Seridó e São João do Sabugi. Em São Vicente temos uma das unidades demonstrativas, com o Produtor Jean, que em uma área de apenas um hectare, consegue uma renda de pouco mais de mil reais”.
O projeto terá duração de quatro anos. As atividades este ano já começaram, quando no início de mês de junho deste ano os associados participaram da primeira palestra. Agora eles organizam uma caravana para visitar uma das propriedades onde o programa já funciona e poder conferir as experiências de sucesso.
Inicialmente serão dez produtores sendo assistidos, mas a meta é chegar aos vinte, segundo Sebastião Joate, Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Parelhas. Ele também contou que: “Parelhas foi o primeiro município do estado a conhecer o projeto. Foi em uma viagem a cidade de Patos, na Paraíba. Agora vamos abraçar a idéia e com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Agricultura melhorar a produção do leite. O tanque de resfriamento está quase pronto. Estamos aguardando a ação dos produtores também nesta luta”.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários anônimos que o blog julgar comprometedores não serão postados. Seja educado