segunda-feira, 21 de novembro de 2011

João Paulo Lima: Mobilidade urbana será tema de seminário no Congresso Nacional

Petista incentiva participação popular para criação de um Marco Regulatório do setor

João Paulo Lima foi prefeito de Recife, capital do estado de Pernambuco, por dois mandatos. Nesta legislatura representa a população pernambucana na Câmara dos Deputados. O parlamentar é autor do requerimento para a realização do Seminário Nacional sobre Mobilidade Urbana, que acontece no próximo 23, na comissão de desenvolvimento urbano, na Câmara. João Paulo é um dos grandes defensores da infraestrutura das cidades brasileiras. “Não podemos deixar de ter a clara compreensão do sofrimento da população, não só das regiões metropolitanas, mas, também do interior do nosso país, com problemas gravíssimos de mobilidade. Ônibus lotados , velhos e grandes engarrafamentos”.

O Seminário Nacional sobre Mobilidade Urbana contará com representantes da sociedade civil, do ministério das Cidades e dos Transportes. “Cada região do Brasil será representada por uma cidade. Queremos que o seminário levante o maior número de sugestões possíveis, a fim de termos um verdadeiro marco regulatório que atenda a todos”.

O deputado afirma que o maior passo, dentro do Congresso Nacional, é o projeto de lei 166. “Um verdadeiro marco regulatório da mobilidade. No texto há sanções para cidades que possuem mais de 20 mil habitantes e não tem plano de mobilidade urbana, a priorização do transporte coletivo, do transporte não motorizado e de qualidade”.

João Paulo em entrevista declarou : “não há mais como termos um país desenvolvido sem mobilidade urbana adequada, eficiente e eficaz. Os gestores públicos devem ter mais responsabilidade, por isso queremos a sanção, os que não tiverem plano de mobilidade urbana ficarão sem receber recurso da união. Os municípios terão o prazo de 3 anos para se adequarem as normas”.


(Ana Claudia Luz Feltrim – Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos que o blog julgar comprometedores não serão postados. Seja educado