terça-feira, 22 de novembro de 2011

Povos de Terreiro discutem políticas públicas para promoção das suas tradições Encontro será de 27 a 30 de novembro, em São Luís (MA)

Cerca de 200 pessoas, entre líderes de terreiros, quilombos e tribos,gestores governamentais e não-governamentais, acadêmicos e representantes de movimentos sociais de todo o Brasil estarão reunidos em São Luís (MA), no período de 27 a 30 de novembro, na Oficina Para Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro. O evento, idealizado pelo Ministério da Cultura (MinC), tem o objetivo de subsidiar a construção de políticas culturais para o segmento, com vistas à proteção, promoção e consolidação de suas tradições, reconhecendo seus ritos, mitologias, simbologias e expressões artístico-culturais.
A secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, inicia os trabalhos da oficina, no dia 28, às 16h, no Teatro João do Vale, quando serão apresentados os objetivos e metodologia do encontro. Às 20h, no mesmo espaço cultural, haverá solenidade de abertura da Oficina para Povos de Terreiros e, às 22h, na Praça Nauro Machado, o grupo nigeriano Batá Lebe mostra um pouco das raízes do povo Yorubá da África Ocidental, através do trabalho artístico que mistura percussão, canto e dança. A referência do grupo é o Bata, instrumento tradicional que remete aos ritos religiosos africanos, cujo som é comparado ao de um trovão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos que o blog julgar comprometedores não serão postados. Seja educado